Maniphesto de bordo

O Grémio Geográphico é um website de viagens. Apenas mais um website de viagens, se descontarmos que não se move por hotéis boutique, bairros de hipsters, restaurantes trendy. Também lhe passam ao lado as praias de postal, os grandes ex-libris, as listas de sítios para ver antes de morrer, as façanhas de exploradores ultra-celebrados. E pouco o comovem as paisagens bonitas, as grandes obras de arte, a imponência de castelos e catedrais. O que sobra? Tudo o resto.

Visto do nosso sofá, o mundo parece visto, explorado, globalizado. Viajar passou a ser sinónimo de encontrar os mesmos modos de vida, os mesmos sabores, as mesmas marcas de roupa, as mesmas poses perante as câmaras dos mesmo modelos de telemóvel, em qualquer lado do mundo. Ou talvez não.

HISTÓRIAS REAIS, SÍTIOS SURREAIS, GEOGRAFIAS IMAGINÁRIAS
Mesmo na era do Google Maps, do GPS e do TripAdvisor, resta ainda todo um mundo por descobrir, entre ilhas remotas, cidades abandonadas, quebra-cabeças geográficos, grandes viajantes que a história esqueceu, territórios enjeitados, países do tamanho de um quintal, lugares que só existem no imaginário colectivo.

O Grémio Geográphico é a morada de todas essas latitudes e está de portas abertas a toda a sorte de viajantes – os de mochila, os de malão e os de poltrona.

ÂMBITO GEOGRÁPHICO
O Grémio Geográphico é um website de entretenimento informativo, assente na factualidade, no recurso a fontes fidedignas e na admissão da dúvida onde ela persiste (temperados como alguma ironia e sarcasmo) – e rejeita de forma inequívoca o sensacionalismo, a fabulação e o desrespeito pela diferença cultural, bem como qualquer abordagem assente na fé em fenómenos sobrenaturais. (Por estranho que pareça, aqui acredita-se tudo no mundo tem a sua explicação terrena.)

Ainda que alguns temas versem sobre lugares imaginários, toda a informação utilizada é recolhida nas fontes que compõem o cânone respectivo – nomeadamente, literatura, cinema, banda-desenhada ou videojogos, entre outros – e tratada como apontamentos de reportagem. O Grémio Geográphico não adiciona quaisquer elementos à narrativa, apenas os conjuga ao estilo de narrativa de viagem.

O Grémio Geográphico é uma criação do jornalista João Mestre, responsável pela sua concepção, redacção, edição e publicação. Nasceu em dezembro de 2014, como secção fixa nas páginas da revista Volta ao Mundo, por onde navegou até ao início de 2019. Em setembro desse ano, partiu por conta própria, rumo ao esquisito e mais além, a bordo deste website. De viagens, sim, mesmo sem hotéis, paisagens ou ex-libris. Sejam bem-vindos a bordo.

[Grémio Geográphico é uma marca registada. Todos os seus conteúdos estão protegidos por direitos de autor. A reprodução, total ou parcial, de textos e/ou imagens sem autorização prévia está interdita.]