21°08’08”S 55°30’21”E
Pergunta de algibeira: qual é o território mais remoto da União Europeia? Não, não é o Corvo. Fica bem mais longe, a seis mil quilómetros da respectiva capital, Paris.
Também terá sido descoberta por navegadores portugueses, que lhe chamaram Santa Apolónia, ainda que a coroa nunca tenha decidido povoá-la ou explorá-la. Os franceses, esses não se fizeram rogados, e tomaram posse da ilha deserta, em 1642. Em 1946, foi promovida a département, gozando do mesmo estatuto político que qualquer parte da França continental.
Reunião fica no Índico, a nordeste de Madagáscar, e tem como vizinha mais próxima a Maurícia, a coisa de 150 quilómetros. A capital e principal cidade é Saint-Denis, no extremo norte, onde vivem perto de 150 mil pessoas. As restantes 600 mil espalham-se pela orla costeira, mais plana e acessível do que o interior.

Mas é aí, no coração da ilha, que reside o seu maior encanto: o Parque Nacional de Reunião, listado como Património da Humanidade, que ocupa 40% da superfície e reúne impressionantes cenários de picos, caldeiras e um imponente vulcão activo que é o elemento central da bandeira do território.
Cozinha crioula, arquitectura colonial e oceano Índico completam o quadro. Com a grande vantagem de que não é preciso vistos, câmbio de moeda nem atrapalhações alfandegárias. Viva o lado tropical da União Europeia!
Artigo originalmente publicado na edição de Janeiro de 2016 da revista Volta ao Mundo
[no destaque: imagem Google Maps; montagem Grémio Geográphico]