5 animais extremamente feios protegidos pela Ugly Animal Preservation Society

A Ugly Animal Preservation Society (traduzindo: Sociedade para a Preservação dos Animais Feios) dedica-se a chamar a atenção, através da comédia, para a espécies ameaçadas que, por não serem fofinhas, não recebem tanta atenção como pandas, focas-bebé e afins. Estes são alguns dos mais destacados inquilinos da sua pequena galeria de horrores.

1. Uacari
É um macaco arborícola, vive no Noroeste da Amazónia e encontra-se ameaçado pela desflorestação. Tem como particularidades a ausência de pelo na cabeça e a cara de cor vermelha – motivo pelo qual é também chamado macaco-inglês.

***

2. Sapo roxo
É gordo, mais gelatinoso do que o sapo comum e tem nariz de porco. Vive debaixo do solo, em regiões montanhosas do Sudeste da Índia, e só vem à superfície para se reproduzir – o que, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, tem acontecido pouco.

***

3. Peixe-bruxa
Tem forma de enguia, é necrófago e, embora desprovido de dentes, tem na sua boca material de sobra para filmes de terror. Para se defender de predadores, segrega um muco viscoso, em quantia suficiente para num ápice encher um balde de 20 litros.

***

4. Esturjão
Toda a gente lhe conhece as ovas, mas quantos consumidores de caviar já olharam um esturjão nos olhos? Pois, não é bonito – e o bigode não ajuda. Graças à apanha para a cobiçada iguaria, 16 das 26 espécies estão classificadas como «criticamente ameaçadas».

***

5. Peixe-gota
Vive no fundo do mar, ao largo da Austrália, e é feito de uma substância gelatinosa, praticamente desprovido de músculos. De tão expressivo no seu ar desgraçado, foi eleito mascote da Ugly Animal Preservation Society.

***


Artigo originalmente publicado na edição de Janeiro de 2018 da revista Volta ao Mundo
[imagem de Flickr/Kevin O’Connel (1); Unnikrishnan Nair P.K./Wikimedia Commons (2); Oceana/IUCN (3); Wikimedia Commons (4); Pinterest (5) – imagens disponibilizadas como uso livre; o Grémio Geográphico não detém quaisquer direitos]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s