Grémio Geográphico: 5 mascotes japonesas

5 mascotes japonesas que não lembram ao diabo

No Japão, qualquer instituição que se preze tem a sua mascote. A maioria transborda de fofura, mas há toda uma galeria paralela de aberrações que não farão as delícias das criancinhas.

1. Katakkuri-chan
Chamam-lhes yurukyara, são mais de 1500 e têm-nas para tudo o que se possa imaginar: municípios, embaixadas, serviços públicos. Até para uma penitenciária – Katakkuri-chan foi criado para aligeirar a imagem da prisão de Asahikawa.

***

2. Katsuo Ningen
Parte humanóide, parte cabeça de atum, a mascote da cidade de Kochi parece apenas ligeiramente grotesca. Até que se vira de costas, e reparamos tratar-se de uma cabeça de peixe decepada, colada num corpo, com carne viva no lugar da nuca. O facto de usar apenas um par de “cuecas” de sumo também não ajuda.

***

3. Sentu-kun
Um aterrador Buda bebé que sofre de gigantismo e tem um par de hastes de veado a sair-lhe da cabeça. Que melhor imagem para comemorar o 1300.º aniversário da elevação de Nara a capital do Japão?

***

4. Chicken Thigh Samurai
«Kagawa é conhecida pela sua receita de frango, pela produção de leques e pelo castelo medieval. E se a nossa mascote fosse um samurai com cabeça de coxa de frango e um leque na mão?» Genial! (Ainda por cima, rima se lhe pusermos um nome em inglês.)

***

5. Meron Kuma
Melões e ursos: o melhor da cidade de Yubari combinado numa só mascote aterradora, de dentes afiados, que não é particularmente popular junto das crianças. O nome não guarda espaço para a imaginação: “urso-melão” é uma tradução aproximada q.b.

***


Artigo originalmente publicado na edição de Abril de 2016 da revista Volta ao Mundo
[imagem de destaque: poster do Festival de Cinema Fantástico de Yubari]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s