ZZyzx, Califórnia (EUA) - Grémio Geográphico

5 sítios com nome impronunciável

1. Zzyzx (EUA)
Diz-se que, por ordem alfabética, é o último local do mundo. Fica no deserto de Mojave e é uma antiga estância termal, hoje convertida no Desert Studies Center da Universidade da Califórnia.

2. Llanfairpwllgwyngyll (Reino Unido)
Esta é a forma abreviada do nome de uma aldeia de três mil habitantes no País de Gales.
O topónimo completo tem direito ao domínio mais longo da web, onde se pode aprender a forma certa de pronunciá-lo: llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.co.uk.

3. Chargoggagoggmanchauggagoggchau bunagungamaugg (EUA)
Fica no estado de Massachusetts e é um lago de 584 hectares, nos arredores da cidade de Webster. Supõe-se que o seu significado, na língua indígena nipmuc, seja «sítio de pesca na fronteira, território neutro».

4. Taumatawhakatangihangakoauauotama teaturipukakapikimaungahoronuku pokaiwhenua kitanatahu (Nova Zelândia)
Com 85 letrinhas apenas se escreve o nome maori desta montanha de uns pouco impressionantes 350 metros de altitude, na costa oriental da ilha do Norte. Para abreviar, podemos chamar-lhe simplesmente Taumata.

5. Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit (Tailândia)
Traduzindo à letra, «cidade dos anjos, a grande cidade, residência do Buda de Esmeralda, a inexpugnável cidade de Ayutthaya do deus Indra, a grande capital do mundo dotada de nove pedras preciosas, a cidade feliz, abundante num enorme palácio real que se assemelha à morada cósmica onde reina o deus reencarnado, a cidade oferecida por Indra e construída por Vishnukarn». Simplificando: Banguecoque.


Artigo originalmente publicado na edição de janeiro de 2015 da revista Volta ao Mundo
[imagens de miniaturas retiradas de Google Maps, excepto (5.), do website King Power. A imagem de destaque é propriedade do Grémio Geográphico]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s